Skip to main content

Tipos de resina para impressora 3D



tipos de resina para impressora 3d

Imagine-se segurando uma peça recém-impressa em suas mãos: tenho certeza que você deseja que tenha uma certa textura, detalhes e cores específicas, acabamento especial, certo? Pois se isso é o que você busca, saiba que tudo começa com a resina. Sendo mais específico, começa com você sabendo quais são os tipos de resina para impressora 3D e quando usá-los.

Afinal, uma resina de má qualidade pode transformar suas criações em verdadeiros desastres. Seja para criar esculturas, protótipos, joias, action figures e outras criações com impressão 3D. Você precisará de uma resina 3D de qualidade e com uma boa construção. 

Por isso, nos próximos parágrafos vou te guiar por um artigo completo com dicas e critérios essenciais para que você escolha a melhor resina 3D para o seu projeto.

O que é resina 3D?

A resina 3D, também conhecida como resina para impressão 3D ou resina fotossensível, é um material utilizado em processos de fabricação aditiva, como a estereolitografia (SLA), a impressão por luz digital (DLP) e display de cristal líquido (LCD).

Impressora 3D
Impressora 3D.

Essa resina é projetada para solidificar e endurecer quando exposta à luz ultravioleta (UV) em comprimento de onda específico, permitindo a criação de objetos tridimensionais camada por camada.
Existem diferentes tipos de resina para impressora 3D, cada uma com propriedades específicas, como resinas padrão, resistentes, flexíveis, transparentes, entre outras.

Desse modo, essa variedade permite que a tecnologia de impressão 3D com resina seja aplicada em diversas indústrias, incluindo odontologia, joalheria, design de produtos e prototipagem rápida. 

Neste artigo você pode entender um pouco mais sobre as diferenças entre as tecnologias de impressão 3D.

Exemplos de impressão 3D com resina.

anel feito com impressão 3d
Foto do Alixandre Joalheiro | Oficina de Joias 3D (perfil do Instagram @alixandrejoalheiro_)
Imagem de projeto de impressão 3D Feita com resina para impressora 3d.
Foto do Arquitetura Mania (perfil do Instagram 
@arquitetura.mania)
projeto de odontologia feita com resina para impressão 3d
Foto do Dr. Medina Jr. (perfil do Instagram @medinajau)

Características da resina para impressão 3D.

Os tipos de resina para impressora 3D variam por diversos fatores. Por isso, escolher a resina para impressão 3D para o seu trabalho é uma decisão crucial que pode impactar significativamente a qualidade e o resultado da impressão. 

Como falei anteriormente, é preciso ter atenção para o tipo de resultado que se busca obter. Além de observar outros aspectos, como cores, viscosidade, densidade, características técnicas e também o tempo de cura.

Por isso, na hora de escolher o tipo de resina para impressão 3D, se atente a algumas características específicas: 

 

 

Cor

As resinas podem ser translúcidas (pigmentadas ou não) e opacas. A escolha da cor dependerá da sua aplicação.

Exemplo de resina na cor lilás.

Viscosidade e densidade

Resinas 3D com baixa viscosidade e densidade apresentam diversos benefícios que podem influenciar positivamente o processo de impressão e o resultado.

Dentre eles a menor formação de bolhas durante a impressão, a facilidade na limpeza após a impressão e maior eficiência na impressão de peças delicadas, resultando em peças com maior qualidade visual e dimensional.

As resinas 3D Cure possuem uma viscosidade na faixa de 190-350 cP e densidade de 1,1 g/cm³.

Propriedades mecânicas e térmicas:

Propriedades mecânicas como dureza, resistência à tração, módulo de elasticidade e resistência ao impacto dizem muito sobre o desempenho da peça impressa.

Essas informações podem ser encontradas na Ficha Técnica ou DataSheet do produto e, em especial, para projetos específicos, recomendamos consultar esse documento antes de definir o tipo de resina. Dessa forma, garantindo que as propriedades mecânicas atendam adequadamente às demandas do projeto em questão. 

Cuidado para não comprar a resina errada!

Além disso, a resistência térmica e a temperatura de transição vítrea (Tg) são propriedades fundamentais em resinas 3D, por desempenharem um papel crucial na determinação do comportamento da peça sob condições de temperatura variável.

Essas propriedades garantem a durabilidade, estabilidade dimensional e desempenho adequado da peça ao longo do tempo e em diferentes ambientes. Acesse aqui todas as fichas da 3D Cure!

 

 

Tempo de cura

É um fator importante a ser considerado ao escolher uma resina 3D, pois influencia diretamente na eficiência e na produtividade do processo de impressão. 

Entenda as necessidades do seu projeto.

Conforme dito anteriormente, ao considerar o tipo de resina, avalie suas necessidades, como a aplicação pretendida e as propriedades desejadas.

Além disso, leve em conta fatores como a cor da resina, suas propriedades químicas e físicas e o tempo de cura. Desse modo, em casos de projetos específicos, a melhor opção é sempre consultar o fornecedor para esclarecer as dúvidas técnicas.

Mas, não para por aí, temos também os tipos de resina e a aplicabilidade delas.

Tipos de resina para impressora 3D.

Existem diversos tipos de resina para impressora 3D disponíveis, cada uma com propriedades específicas adequadas para diferentes aplicações. Aqui estão alguns dos principais tipos de resinas para impressão 3D:

Resina 3D padrão.

Indicada para aplicações gerais, recomendada para quem está iniciando na impressão 3D. Portanto, a utilização deste tipo de resina, em geral, se destina à impressão de action figures, protótipos, elementos decorativos e etc.

A Resina 3D Cure Basic é uma resina rígida e de baixo odor, ideal para projetos de uso geral. 

Resina para impressora 3D Cure Basic de 1 kg
3D Cure Basic de 1 Kg.

Resinas flexíveis.

A resinas flexíveis apresentam propriedades semelhantes às da borracha. A Resina 3D Cure Flex apresenta uma Dureza Shore D de 30-40, de acordo com a norma ISO 180/A.

Resina para impressora 3D Cure flex de 1 kg
Resina 3D flexível 3D Cure Flex.

Resinas para odontologia.

Apresentam elevada precisão dimensional e foram formuladas para impressão de modelos de estudo e trabalho, modelos para alinhadores, dentre outros.

A 3D Cure possui uma linha específica de resinas 3D para o setor odontológico, que permitem uma maior produtividade com alta qualidade e menor tempo e custo de fabricação.

Resina para impressora 3D Cure dental model de 1 kg
Resina 3D Dental Model.

Resinas para fundição direta.

As resinas para fundição direta são resinas capazes de queimar sem cinzas ou resíduos, resultando em detalhes nítidos e superfícies lisas, utilizadas na fabricação de peças metálicas/cerâmicas. Geralmente, esse tipo de resina é utilizada pelo setor odontológico e joalheiro. Conheça a Castable.

Resina para impressora 3D Cure casteble de 1 kg
Resina 3D Cure Castable

Resinas de alta resolução.

As resinas de alta resolução, comumente encontradas com as marcações 4K ou 8K são formuladas para impressões que exigem alta precisão ou para impressoras de alta resolução.

Conheça a resina 3D Cure Pixel, indicada para impressão de objetos com alto nível de resolução e detalhamento.

Resina para impressora 3D Cure pixel de 1 kg
Resina 3D Cure Pixel.

Resinas 3D para engenharia.

As resinas utilizadas na engenharia foram desenvolvidas para aplicações que requerem resistência mecânica. Sendo assim, as resinas como a 3D Cure Tough são indicadas para projetos que demandam alta resistência ao impacto e dureza intermediária.

 

 

 

 

 

 

Resina para impressora 3D Cure tough de 1 kg
Resina 3D Cure Tough.

Resinas laváveis com água.

Dispensam o uso de álcool na etapa de lavagem o que facilita o pós impressão.

A 3D Cure conta com duas resinas laváveis em água, uma resistente ao impacto voltada para o setor de Action Figures (Acqua Art) e outra rígida com resistência à temperatura formulada para o setor odontológico (Acqua Ortho). 

Resina para impressora 3D Cure acqua de 1 kg
Resina 3D Cure Acqua Art.

Resina 3D resistente a altas temperaturas.

As resinas resistentes a altas temperaturas são formuladas para suportar exposição a temperaturas elevadas sem perda de propriedades mecânicas ou estruturais.

Conheça a linha Vulcan da 3D Cure, resiste a 180°C e é recomendada para vulcanização a quente no setor joalheiro.

Resina para impressora 3D Cure vulcan de 1 kg
Resina 3D Cure Vulcan.

Onde comprar resina para impressora 3D?

Comprar resina 3D é uma tarefa que demanda atenção. Afinal, uma fornecedora ruim pode não atender às suas expectativas.

Por isso, priorize uma empresa com boa reputação, suporte técnico sólido, variedade de produtos, compatibilidade com sua impressora 3D e preços competitivos.

Você pode adquirir sua resina em uma loja física ou em uma loja virtual. Contudo, independentemente do tipo da loja, ao realizar uma compra é importante considerar várias garantias e critérios para garantir uma experiência segura e satisfatória. Aqui estão alguns fatores a serem observados ao fazer essa escolha:

Objeto feito com impressão 3d de resina transparente
Objeto criado com impressão 3D.

Avaliações e Reputação

Pesquise avaliações e comentários de outros clientes sobre a loja. Plataformas de avaliações online, como o Reclame Aqui e o próprio Google, podem fornecer insights sobre a reputação da loja. 

Dado que a impressão 3D é uma prática técnica e visual, procure a marca nas redes sociais para ver exemplos reais de trabalhos realizados por clientes que utilizam aquela determinada resina. Assim você poderá encontrar trabalhos do mesmo segmento que o seu, permitindo uma avaliação mais precisa da qualidade do produto.

Política de Troca e Devolução:

Uma boa loja deve ter uma política de troca e devolução clara e justa. Isso inclui informações sobre prazos, condições do produto para devolução e procedimentos a serem seguidos.

Consulte aqui a política de troca e devolução da 3D Cure.

Atendimento ao Cliente.

Garanta que a loja proporciona um serviço de atendimento ao cliente personalizado e eficiente, abrangendo suporte via telefone, e-mail ou chat online.

É crucial que ter um atendimento com atenção não apenas durante a fase de venda, mas que se estenda de maneira abrangente aos demais setores, como financeiro e logística. Dessa forma, assegura-se uma experiência contínua e de qualidade em todas as interações com a loja.

Entre em contato conosco através do WhatsApp da 3D Cure, onde poderá falar com os setores: vendas, suporte técnico, financeiro, logística e outros.

Informações Claras sobre Produtos.

Por se tratar de uma venda de um produto técnico, a loja deve fornecer informações detalhadas sobre as resinas, incluindo especificações técnicas, características e instruções de uso.

Sendo assim, um bom exemplo é a página de documentos da 3D Cure com todas as fichas técnicas, fichas de segurança e etc.

peças impressas com impressora 3D para joias

Meios de Pagamento Seguros:

Verifique se a loja aceita métodos de pagamento seguros e confiáveis. Além disso, confira se a plataforma de pagamento é reconhecida por sua segurança, em caso de compra online.

Certifique-se que o site utiliza a criptografia SSL e tenha um bom manejo dos seus dados. Além de observar condições como parcelamento, pagamento com pix e muitas outras formas de pagamento.

Na 3D Cure o pagamento é realizado via pix, boleto bancário e cartão de crédito (em até 5x sem juros).

Prazos de Entrega.

A loja deve fornecer informações claras sobre os prazos de entrega. Por isso, certifique-se de que esses prazos são razoáveis e compatíveis com suas necessidades.

Comunicação Transparente.

Uma boa loja online deve manter uma comunicação transparente com seus clientes, fornecendo atualizações sobre o status do pedido, envio e outros detalhes relevantes. 

Para solucionar dúvidas envolvendo o envio de pedidos o ideal é conseguir falar diretamente com a loja. Afinal, conversar com a equipe técnica do fornecedor é fundamental para garantir a adequação às exigências específicas do seu projeto.

Algumas empresas, como a 3D Cure, oferecem contato direto para tratar de questões técnicas e tirar dúvidas.

Conheça a 3D Cure

Falei um pouco da 3D Cure no decorrer do texto, mas queria aproveitar o espaço para nos apresentar. Somos uma empresa mineira que atua na área de desenvolvimento de produtos para impressão 3D.

Apresentamos um corpo técnico formado por químicos e engenheiros com 15 anos de experiência profissional na área de materiais. Nossa missão é levar produtos de qualidade e baixo custo para todo o país!

Action Figure feito com impressão 3d de resina

Temos como diferencial o fornecimento de produtos com baixo custo, alta tecnologia e excelente qualidade para atender uma diversa gama de segmentos. Desse modo, dispomos de um catálogo completo com produtos para uso geral, odontologia, joalheria, action figures e engenharia.

Contamos também com a personalização de produtos específicos sob demanda e um rígido controle de qualidade dos materiais produzidos. Assim, a nossa motivação é tornar as atraentes potencialidades da impressão 3D cada vez mais acessíveis para a indústria e consumidor final.

Não sabe qual resina para impressora 3D escolher? Pode contar com a 3D Cure.

A 3D Cure se destaca pelo excelente custo-benefício das resinas aliado a um atendimento personalizado e suporte especializado.

Analisamos suas necessidades e identificamos a solução ideal.

Com base nas suas especificações, nossa equipe altamente treinada de vendas e suporte técnico identifica cuidadosamente a resina mais indicada para o seu projeto de impressão 3D.

Sendo assim, vamos além das características técnicas, levando em consideração suas metas específicas e requisitos de qualidade. Afinal, cada projeto é único, e nossa abordagem personalizada garante que suas expectativas sejam compreendidas.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por 3D CURE | Impressão 3D (@3dcure)

Conclusão

Por fim, assim como uma receita de chef renomado exige ingredientes de alta qualidade, nossos projetos de impressão dependem diretamente da resina escolhida, considerando nuances como cor, viscosidade e propriedades mecânicas.

Em paralelo, a jornada rumo à resina perfeita passa pela seleção cuidadosa da loja, onde reputação, políticas transparentes e atendimento são ingredientes-chave.

Nesse contexto, a 3D Cure destaca-se como uma opção comprometida com a excelência, oferecendo resinas de alto desempenho a preços acessíveis, respaldadas por um suporte técnico personalizado, promovendo assim, confiança e sucesso contínuo nos projetos de impressão 3D. 

Ainda restaram dúvidas sobre por que a 3D Cure é a escolha ideal para você e perfeita para seus projetos? Chame a gente no WhatsApp ou deixe sua pergunta nos comentários.

ESCRITO E REVISADO PELA EQUIPE TÉCNICA DA 3D CURE:

Ana Luiza Silvestre – Graduada em química, Mestranda em engenharia de materiais e Especialista em impressão 3D – UFMG

Felipe Ferreira – Graduado em química, Mestre em Engenharia Química e Especialista em impressão 3D – UFMG
[email protected] – (31) 3665-1383

Publicado em:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.