Skip to main content

Impressora 3D para joias: tudo que você precisa saber.



impressora 3D para joias

Se você é um joalheiro ou designer em busca de informações sobre como utilizar impressora 3D para joias em seu processo de criação, você chegou ao lugar certo. Ademais, a impressão 3D tem feito uma verdadeira revolução na forma como as joias são concebidas e produzidas. Antigamente, a fabricação tradicional exigia habilidades manuais complexas e um longo tempo de produção. No entanto, com o surgimento das impressoras 3D para joias, esse cenário mudou completamente.

A prototipagem por impressão 3D tornou a fabricação de joias mais simples, rápida e barata. Sendo assim, a partir da modelagem 3D você pode criar modelos mais complexos e sofisticados e com uma impressora 3D de resina você imprime os modelos, copiando perfeitamente cada detalhe pensado para a sua peça.

Neste guia, exploraremos informações essenciais sobre a impressão 3D para joias e como introduzir essa ferramenta no seu processo de criação. Além disso, te mostraremos quanto custa uma impressora 3D para joias e como são feitas as joias com impressora 3D.

Vamos lá?

Quanto custa uma Impressora 3D para Joias?

Antes de falar diretamente sobre a impressora 3d para joias e como utilizá-la no seu dia a dia. Afinal, você já deve querer saber quanto custa uma impressora 3D para criação de joias. Atualmente, já é possível comprar no Brasil uma impressora 3D por aproximadamente 2 mil reais.

Modelos como as que são comercializadas pela 3D Cure tem com alta resolução e capacidade de copiar os mínimos detalhes em uma joia. Os resultados são surpreendentes! Mas, como utilizar impressão 3D na joalheria?

Como produzir com Impressora 3D para Joias?

Agora entenderemos como é feita a produção das joias! Listamos as etapas de produção e destacamos como a impressão 3D pode auxiliar no processo.

  • Produção de matrizes

A primeira etapa na produção de uma joia é a confecção de uma matriz. Essa matriz precisa ser perfeita, livre de riscos, danos e bem polida, pois ela será copiada posteriormente para a produção das peças. Portanto, originalmente as matrizes eram produzidas em cera por ourives e esse processo era bastante demorado e trabalhoso. Afinal, com os avanços tecnológicos, a produção das matrizes passa a ser feita através da prototipagem, onde um designer projeta o desenho 3D das joias em um software de modelagem e então essa matriz pode ser impressa em uma impressora 3D.

Hoje já existem resinas nacionais específicas para confecção de matrizes, com excelente capacidade de copiar detalhes das peças. Se precisar, é só entrar em contato com a 3D Cure.

  • Produção de moldes

Sendo assim, após a produção da matriz, ela precisa ser copiada utilizando moldes de borracha ou silicone em um processo conhecido por vulcanização. Neste processo, insere-se a matriz em uma borracha que é aquecida, copiando o formato da matriz. Ou em processos mais modernos, a matriz pode ser imersa em uma resina de silicone transparente, sem a necessidade de aquecimento. Após a solidificação da borracha ou do silicone, é necessário cortar o molde para remoção da matriz interna, gerando o molde para a produção da joia.

  • Injeção de cera

Nesta etapa, se injeta uma cera líquida dentro do molde que copiará o desenho da matriz. Em seguida a cera solidifica ao se resfriar e gera uma cópia idêntica a matriz.

  • Fundição das joias

Para realizar o processo de fundição, primeiramente se constrói uma árvore de fundição, onde várias peças em cera são coladas em uma estrutura em formato de galhos que depois é revestida de gesso e aquecida para se derreter a cera da árvore formando um molde em gesso. Em seguida, o metal fundido (ouro, prata, bronze, cobre) é inserido no molde gerando as joias.

Já existem resinas 3D nacionais capazes de imprimir modelos fundidos diretamente, eliminando a necessidade de produzir as peças em cera. Contudo, estas são as resinas para calcinação ou fundição. Ficou interessado? Entra em contato com a 3D Cure para mais informações.

  • Acabamento das joias

Após a fundição, é necessário separar as várias joias da árvore, dar acabamento e polimento e quando necessário, a cravação de pedras.

 

 

Por fim, a 3D Cure possui a solução completa em impressão 3D para o segmento de joalheria. Temos resinas e impressoras 3D para a produção de matrizes impressas, resinas para peças vulcanizadas e resinas para fundição de joias.

Escrito pela equipe técnica da 3D Cure:

Ana Luiza Silvestre – Graduada em química, Mestranda em engenharia de materiais e Especialista em impressão 3D – UFMG
Felipe Ferreira – Graduado em química, Mestre em engenharia química e Especialista em impressão 3D – UFMG

Siga a 3D Cure.
[email protected] – (31) 3665-1383

 

Publicado em:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.