Skip to main content

Quais EPIs usar ao trabalhar com resinas para impressão 3D?



pessoa utilizando EPI para trabalhar com resina

Ter EPI para trabalhar com resina é um dos primeiros itens de compra de quem já quer começar a por a mão na massa. Por isso, os especialistas da 3D Cure irão te ajudar a trabalhar da forma mais correta e segura.

Trabalhar com resina tem riscos e antes de começar no mundo da impressão 3D você deve ter alguns cuidados. Sendo assim, EPIs são parte essencial da rotina de quem trabalha com resina todos os dias.

Dessa forma, nesse texto vamos te dizer tudo que você precisa para começar a trabalhar com resina de forma segura.

EPI para trabalhar com resina é essencial.

Imagem: https://sourcegraphics.com/supplies/3d/formlabs/dental-sg-resin/

O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é de extrema importância para a garantia da sua segurança durante todo o processo de impressão, já que as resinas são produtos químicos tóxicos e podem trazer riscos ao usuário.

Além disso, protege sua saúde e te garante o desenvolvimento saudável da impressão com resina.

O que são EPIs?

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) considera EPI todo acessório, de uso individual, destinado à proteção ao trabalhador dos riscos à saúde e à segurança no ambiente de trabalho. Portanto, se você deseja trabalhar com resinas para impressão 3D, a primeira recomendação é investir nos EPIs adequados para isso.

EPIs para trabalhar com resina

As luvas de borracha e máscara com filtros contra gases ácidos e vapores orgânicos recebem destaque e são considerados os mais indicados para a manipulação desses materiais. Outros EPIs recomendados são os óculos de proteção e avental plástico.

As luvas de borracha (nitrílicas ou de Neoprene) irão impedir que a resina entre em contato com as suas mãos, evitando qualquer tipo de reação alérgica ou irritações.

Imagem:https://www.additivemanufacturing.media/articles

A Máscara para resina 3D te protege.

A máscara com os filtros corretos, evita a inalação de vapores tóxicos liberados por componentes voláteis e outros gerados no processo de polimerização da resina. Caso você não tenha um bom sistema de ventilação, usar a máscara é ainda mais essencial. Utiliza-se também ao pintar peças após a impressão. Utilize uma máscara de tecido (apropriada para reter partículas) caso vá lixar as peças para dar acabamento.

Óculos UV para trabalhar com resina.

O ideal é trabalhar com óculos de proteção UV, para que protejam seus olhos tanto de eventuais respingos de resina quanto da exposição à luz ultravioleta (UV), caso seja necessário realizar testes sem a tampa de proteção da impressora. Um avental plástico descartável também o protegerá contra possíveis derramamentos de resina.

A proteção não deve acabar após a impressão.

Contudo, outro fator primordial está relacionado aos procedimentos após a impressão. Usando os EPIs adequados, é preciso lavar as peças antes da pós-cura para retirar a camada de resina não curada que confere à peça um aspecto pegajoso.

Para isso utilize o solvente recomendado pelo fabricante, como o álcool isopropílico ou etílico com concentração superior à 95%, por exemplo.

Precisa de ajuda?

Por fim, uma dica é conhecer a Resina Aqua, que elimina o uso de álcool para limpeza, facilitando todo o processo e trazendo economia para o usuário. Gostou dessas dicas sobre EPIs? Não deixe de usá-los e boas impressões!

Escrito e revisado pela equipe técnica da 3D Cure:

Ana Luiza Silvestre – Graduada em química, Mestranda em engenharia de materiais e Especialista em impressão 3D – UFMG

Felipe Ferreira – Graduado em química, Mestre em Engenharia Química e Especialista em impressão 3D – UFMG

[email protected] – (31) 3665-1383

Siga-nos também em nossas redes sociais @3dcure.

Publicado em:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.