Skip to main content

Como aumentar a velocidade de impressão 3D?



Aumentar a velocidade de impressão 3D te fazer ganhar produtividade e escalonamento da produção. Com essas dicas que iremos te passar, você poderá imprimir mais peças em um menor tempo e aumentar a sua produção!

Compartilhe nosso blog com mais usuários e ajude a tornar a impressão 3D com resina ainda mais fácil.

Como aumentar a velocidade de impressão 3D?

Para diminuir o tempo de impressão você pode alterar alguns parâmetros, dentre eles:

  • Tempo de exposição das camadas normais;
  • Tempo de exposição das camadas de base;
  • Número das camadas de base;
  • Altura de camada;
  • Velocidades de movimentação da plataforma.

Porém, a alteração de alguns destes parâmetros pode não trazer uma economia real no tempo de trabalho e até mesmo trazer problemas durante a impressão.

Por exemplo, uma alteração rotineiramente feita por alguns usuários é diminuir o tempo de exposição das camadas normais. Isso fará você poupar alguns minutos de impressão, mas se a peça não estiver bem orientada ou com os suportes mal posicionados, essa redução no tempo de exposição poderá descolar a peça dos suportes, fazendo com que você perca sua impressão e desperdice resina. Será que esse risco vale a pena?

Aumente a Altura de Camada

Aumentar a altura de camada é a nossa dica para você acelerar suas impressões! Vamos apresentar alguns testes que fizemos variando a altura de camada de algumas peças e te mostrar como ficou a diferença de qualidade entre elas, para que você possa tirar suas próprias conclusões e avaliar se esse método é vantajoso para os seus trabalhos.

Experimento:

Realizamos a impressão de três modelos com características distintas variando a altura de camada (0,05mm / 0,07mm / 0,10mm). Para isso, foi necessário ajustar os tempos de exposição das camadas normais para (2s / 2,6s/ 3,3s) respectivamente.

No teste foi utilizada a resina Basic na cor cinza-claro, as peças foram apoiadas em suportes médios, com base na forma de skate e com densidade de suportes de 60%. As impressões foram feitas em uma impressora Elegoo Saturn e depois as peças foram limpas e curadas em uma Elegoo Wash Cure.  A Figura abaixo mostra os modelos utilizados nos testes:

Peça feita em experimento para determinar como aumentar a velocidade de impressão 3D

O primeiro modelo é uma miniatura modelada pelo nosso parceiro Messias Scrap, uma miniatura de 6 cm da personagem Cammy do jogo Street Fighter, com partes finas e muitos detalhes. O segundo modelo é um caramujo de 4 cm e com uma superfície bem lisa e arredondada. O terceiro modelo é uma tartaruga de 4 cm com a superfície arredondada, porém com mais detalhes.

Resultados:

O primeiro ponto a ser destacado é a economia de tempo na impressão. As peças com 0,05mm de altura de camada levaram 3h e 40min, já as peças com 0,07mm levaram 2h e 45min e as peças com 0,10mm levaram 2h e 1min. Neste último caso, a redução de tempo de impressão chegou a 45% em relação às peças com 0,05mm de altura de camada.

Peça feita em experimento para determinar como aumentar a velocidade de impressão 3D

Peça feita em experimento para determinar como aumentar a velocidade de impressão 3D

O aumento na altura de camada destaca mais as marcas de impressão, porém ainda com 0,10mm de altura de camada, as marcas são bem discretas (ao contrário das impressões com filamento na tecnologia FDM) e são perfeitamente aceitáveis para muitas aplicações.

As marcas de impressão ficam mais visíveis em peças mais arredondadas e lisas, já em peças com mais detalhes como uma miniatura as marcas ficaram ofuscadas pelos detalhes e variações da superfície das peças.

Peça feita em experimento para determinar como aumentar a velocidade de impressão 3D

Outro ponto a se destacar é o posicionamento da peça, pois as marcas de impressão ficam mais evidentes na face apontada para o tanque de resina. Portanto, o ideal é deixar partes de menor interesse ou partes mais fáceis de dar acabamento orientadas nessa posição.

Por exemplo, na Personagem Cammy, a peça ficou inclinada de forma que a sua boina ficou mais marcada, pois foi a última parte a ser impressa, arredondada e estava mais apontada para o tanque de resina. Porém, é uma parte fácil de lixar e remover as marcas.

Além disso, como as marcas são bem sutis, uma camada de primer também já é suficiente para corrigi-las. Repare que o rosto e o corpo da personagem, que é parte de maior importância, não apresentaram grandes diferenças na qualidade.

Viu? É possível aumentar a velocidade de impressão 3D.

Aumentar a altura de camada é uma boa estratégia para aumentar a velocidade de impressão 3D o e ainda, sim, é possível manter a qualidade das peças. Fazendo alguns ajustes de posicionamento do objeto e correções na etapa de pós-impressão, você terá peças de alta qualidade e um menor intervalo de tempo.

Gostou destas dicas? Leia os nossos outros textos do blog e se torne um expert em impressão com resina!

Escrito pela equipe técnica da 3D Cure:

Ana Luiza Silvestre – Graduada em química, Mestranda em engenharia de materiais e Especialista em impressão 3D – UFMG

Felipe Ferreira – Graduado em química, Mestre em engenharia química e Especialista em impressão 3D – UFMG

[email protected] – (31) 3665-1383

Publicado em:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.